Tuesday, December 20, 2005

 

64 bits é sempre bom?

Da mesma forma que Hyperthreading. Em Março/05, Herb Sutter, que é o presidente do comitê do ISO C++ e arquiteto do compilador C da Microsoft, escreveu a matéria "A Fundamental Turn Toward Concurrency in Software" na Dr. Dobbs. Ele analisa a história dos processadores e demonstra que estamos chegando a uma barreira física para continuar crescendo o poder de processamento nos mesmos moldes que antes, baseado principalmente no aumento de frequência.
Ele coloca que as principais fontes de aumento de performance no futuro próximo são Hyperthreading, Multicore e Cache.
No momento em que ele discute o assunto cache ele comenta sobre o compilador C da Microsoft de 64 bits. Diz que apesar do processador de 64 bits dar uma performance maior que o de 32 bits, a performance final dos compiladores nas duas arquiteturas é a mesma. Isso acontece por causa do aumento do tamanho dos tipos de dados, especialmente dos ponteiros que são muito utilizados no compilador. Rodar o compilador de 32 bits no processador de 64 bits é mais rápido do que utilizar o compilador nativo 64 bits. Isso acontece por causa do cache que perde eficiênciaao armazenar dados maiores.
Ou seja, se estiver utilizando muitos ponteiros, esquece 64 bits. :)

Comments: Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

O nome TellEsfera foi criado e gentilmente cedido por Laert do Animale Irracionale