Saturday, May 06, 2006

 

O pessoal do DARPA chutou o pau da barraca....

Em 2004 o DARPA (Defense Advanced Research Projecs Agency) criou o projeto Grand Challenge. Neste desafio um carro completamente autônomo deveria dirigir 144 milhas em percuso fora e dentro da estrada, com o caminho livre de outros carros, em um deserto nos EUA, sem passar por áreas urbanas.
O prêmio era de US$ 1 milhão. Uma fração do que muitas equipes investiram para participar do projeto.
O resultado do primeiro ano, não foi muito animador. O carro que mais avançou andou 7,4 milhas. Menos que 10% do percurso total. O principal resultado foi a experiência adquirida pelas equipes e o choque da realidade.
No segundo ano (2005) , o cenário mudou completamente. 5 equipes conseguiram chegar na reta final. A universidade de Stanford, chegou em primeiro lugar com 8 horas e 14 minutos. Foi considerado um feito histórico na robótica.
Mas agora o pessoal chutou o pau da barraca, o Grand Challenge 2006 vai ser a simulação de uma missão militar de suprimento em uma área urbana. Os carros devem completar um trecho de 60 milhas em menos de seis horas, obedecendo regras de trânsito, entrando e saindo de vias principais com outros carros trafegando, passando por rotatórias e evitando obstáculos.
Veja que esta tecnologia tem forte aplicação militar na linha de suprimento. Todo este esforço é por uma decisão do congresso dos EUA que 1/3 dos seus veículos militares sejam autônomos até 2015. Isso é geração de demanda qualificada.

Comments:
"Isso é geração de demanda qualificada."

Concordo 110%.

Esse tipo de desafio teria que ser feito aqui, no Brasil. Ou será que já existe?

Imagine o turbilhão que esses desafios provocam.
 
Discordo de você, Jônatas. O nosso ministério da defesa gastou cerca de 1 bilhão de dólares no projeto do submarino brasileiro, que começou em 1979, cuja a última notícia que li foi o protótipo ter afundado ancorado no porto! E o caça brasileiro AMX, que custou cerca de 50 milhões de dólares e foi um fiasco ? Qualquer iniciativa dessa no Brasil eu olharia com certo desdém.
 
Devemos ter é medo...
 
Post a Comment

Links to this post:

Create a Link



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

O nome TellEsfera foi criado e gentilmente cedido por Laert do Animale Irracionale